Pré Escolar

pre

 

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Nesta página, nos valemos do texto de Katia Ferreira Lima que mostra  muito bem a importância para a criança do olhar dos educadores para a série de etapas que devem prevalecer,  em seu desenvolvimento, para a aquisição da leitura e da escrita. Essas etapas compõem a chamada “fase pré-escolar” ou “período preparatório”. O processo de alfabetização, é bastante complexo para a criança, por isso a importância de se respeitar o período preparatório, que dará à criança o suporte necessário para que  prossiga seu desenvolvimento de forma natural respeitando – se o tempo de cada uma.

Uma criança sem o preparo necessário, pode apresentar durante a alfabetização, dificuldades relacionadas à coordenação motora fina e à orientação espacial, não sabendo por exemplo, segurar o lápis com firmeza, unir as letras enquanto escreve, ou como posicionar a escrita no papel. Desta forma o Abrigo Teresa de Jesus procura desenvolver  suas atividades levando a criança a ter uma auto-estima elevada, estar bem emocionalmente, ter segurança e auto-confiança, para poder enfrentar as dificuldades que o processo de alfabetização irão lhe impor, assim como sua socialização.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Seja qual for o seu temperamento, ela deve saber se portar em grupo, respeitar as pessoas, saber quais são seus limites, ter disciplina, estabelecer boa comunicação, ir aos poucos adquirindo independência e responsabilidade, saber ganhar e saber perder, ter boas maneiras, apresentar um bom desenvolvimento motor e dominância lateral em processo de definição.

O espaço físico da nossa Casa, os equipamentos e o material empregado, permite à criança exercitar-se através de jogos e 
_MG_3416brincadeiras que estimulam as percepções sensoriais (gustativa, olfativa, visual, tátil e auditiva). Ela é auxiliada,   ainda, a dominar seus movimentos corporais com habilidade e segurança, a conhecer seu corpo, seus limites, ter postura, equilíbrio, reflexos e raciocínio lógico bem desenvolvidos.

O desenvolvimento da coordenação motora fina se concretiza quando a criança desenha ou pinta com todos os tipos de lápis, pincéis, quando usa tesouras ou quando pinta com os próprios dedos. Quando rasga, amassa ou pica papéis, quando brinca com jogos de encaixar e montar, enfim, são atividades que limitam-se mais ao uso das mãos, associadas ao raciocínio, à percepção sensorial e à concentração.

Av2mRUsFwcNvvxL-QsyRe3IHukCw24eETu6R_s3s-Tbn

Também são pré-requisitos importantes o desenvolvimento da capacidade de concentração, o desenvolvimento da memória e do raciocínio lógico e abstrato. Estes são aprimorados com brinquedos e programas educativos, músicas, histórias, filmes infantis, livros, conversas informais, e tantos outros recursos. Toda e qualquer atividade estimula o cérebro, e quanto mais estimulado, melhor é o desempenho da criança em todo o processo de aprendizagem. Além de tudo isso a criança precisa sem dúvida apresentar bom desenvolvimento físico e boa saúde. Com todo esse aprendizado  as crianças que frequentam a nossa instituição ao  ingressarem na alfabetização estarão com toda certeza melhor preparadas.