” O FUTURO COMEÇA AQUI ”
A Constituição Federal Brasileira de 1988 assegura em seus artigos referentes à educação a garantia do atendimento em creche e pré-escola como um direito da criança, dever do Estado e opção da família. Posteriormente, em 1990, com o Estatuto da
Criança e do Adolescente (ECA, Lei federal 8069/90), entre os direitos estava o de atendimento em creches e pré-escolas para as crianças até os 5 anos e 11 meses de idade.)
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos e 11 meses, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (Lei de Diretrizes e Base 9394/96 com a redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
Neste tipo de educação, as crianças são estimuladas – através de atividades lúdicas e jogos – a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização.
A Educação Infantil em nossa Instituição, atende atualmente a 335 crianças sendo, 250 na Creche (Regime Integral), idades de 1 a 3 anos e 11 meses e 85 crianças no Pré –Escolar – (Jornada Ampliada), de 4 a 5 anos e 11 meses, promovendo a socialização da criança, oferecendo-lhe uma participação mais ampla, para que ela, através de vivências descubra e domine as regras próprias do convívio social.
Temos como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos: social, afetivo, cognitivo e psicomotor, complementando a ação da família e do meio onde vive. Visando sempre melhorar a qualidade de ensino e permitir o exercício ativo da cidadania.
Nosso papel enquanto instituição educacional e filantrópica é cuidar da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer de forma prazerosa. Também é nosso papel educar, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades.
Visando sempre a educação e o bem estar, propiciamos momentos de cuidados, brincadeiras e aprendizagens, orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
A avaliação é feita de forma contínua, com base na análise das manifestações comportamentais, na observação diária do desenvolvimento emocional, cognitivo e psicomotor, sendo registrada através de relatório trimestral.
- Desde os primeiros passos,
- Confiança e estímulo para
- Desenvolver habilidades